Lilypie Third Birthday tickers

terça-feira, 29 de março de 2011

Evoluções das últimas semanas

Da linguagem, para além dos "Mamã, Papá, Já tá! Oh!" temos os seguintes vocábulos:

Ãoão - cão
Cucu!
Cocao - colacao
Cocó - o dito cujo
Avô ou Bubu ou Babu
Pêta - chupeta
Cocó - a galinha
Popó - carro
Minhau - gato
Atu - gato
Azul
Futa - fruta, mas às vezes substitui o F por um P. O que nem sempre dá jeito. Em especial em sítios públicos.
Nita - Marianita (a da música)

Começa a repetir imediatamente o que dizemos. Ontem eu disse-lhe que a rã fazia "Rabbit". Imaginem-no a enrolar a  lingua o mais possivel para dizer algo parecido ao que eu disse. E disse. Um mimo! Mas na linguagem continua muito atrasado quando comparado com a maior parte das crianças da idade dele que eu conheço. Nada de preocupante, claro. cada um ao seu ritmo. Só o refiro porque dava muito jeito se ele já se expressasse melhor.

Identifica nos livros o carneiro, o cavalo, o porco, a galinha, o pato, a vaca e muitos outros objectos do dia a dia. Coisas que nem sequer eu imaginava que ele já conseguisse saber o nome e apontar num livro com imagens desenhadas (em vez de reais). Conhece as partes quase todas do seu corpo e consegue apontá-las no dele e no nosso. Está a aprender as cores na creche.

Dá mais beijinhos a pedido, muito embora seja só quando quer ou está distraído. De manhã, quando o pai o leva à creche e diz "Dá beijinho à mãe", ele dá dois beijinhos sseguidos sem sequer tirar a chupeta. E é o que há!

É ágil e tem uma força descomunal. Trepa a tudo o que consegue e tenta trepar ao que não consegue. Corre que se farta de uma forma muito, muito gira. É um patareco a correr. Ri-se que nem um perdido quando corremos atrás dele.

Adora gulodices como iogurtes, fruta, bolachas. Também gosta de comidinha como arroz e massa com qualquer coisa. A sopa e a papa andam numa fase menos boa. Mas optei por fazer sopa inteira e ele já come melhor. Especialmente se tiver ervilhas ou massa.

Continua a adorar música: seja clássica, seja pop, seja infantil. Adora ver os seus dvd's e dança que nem um tonto (e às vezes fica mesmo tonto). Quando o dvd chega ao fim ele sabe perfeitamente qual é o botão do comando que o põe a funcionar. E o dvd volta ao activo! O pai disse isto este fim de semana a uns amigos e eu pensei com os meus botões "Foi coincidência! Coisas de pai babado!". Mas não, é pura verdade. Ontem fê-lo umas 3 vezes. Aliás: telemoveis, máquinas fotográficas, comandos, nada disto já tem mistério para o João.

Quanto a desenhos animados continua a ver só o Pocoyo (já vos disse que já não posso ouvir aquela música?). Ele gosta, parecem-me educativos e simples: uma óptima escolha.

Surpreende-se e fica maravilhado com tudo! Está a descobrir a vida. E nós com ele. E é muito bom.

(E tanta coisa fica sempre por dizer... ai esta cabeça!)

2 comentários:

Cati disse...

Não é fácil escrever tudo... eles crescem a uma velocidade vertiginosa! LINDÃO!

Pat disse...

Ai, ai a fala!! Acredita: o João que é mais novo que o Santiago está muito à frente!! Nós ainda estamos na fase dos sons dos bichos, mas tb já os identifica!!
Estão numa fase girissima é o que é!!