Lilypie Third Birthday tickers

terça-feira, 5 de julho de 2011

Ortopedista...

No mesmo dia em que soube da meningite da menina da creche (que está melhor!), aconteceu outra coisa curiosa que até me esqueci com o susto.

O Avô vinha com o João a descer a rua da creche e ao atravessar houve um ciclista que parou para os deixar passar. E ficou parado. Quando já estavam a chegar ao final da rua o mesmo ciclista parou junto a eles e perguntou ao meu pai se o bebé tinha médico de família. O meu pai respondeu que sim e questionou o porquê da pergunta. O ciclista, um rapaz da minha idade, disse ao meu pai que era médico e que tinha reparado que o João andava em bicos de pés. Que o deveria levar ao médico de família porque era uma questão médica, mas situação fácil de resolver quando as crianças são pequenas.

Já tinhamos falado ao pediatra nesta questão há uns meses. O pediatra explicou-me que havia duas possiveis razões para ele andar em bicos de pé: há crianças que o fazem porque acham piada; ou há crianças que têm um tendão mais preso e é para eles mais confortável andar assim. Se nós considerássemos que o João andava assim 80% das vezes, então teriamos que ver a questão. Nós referimos que não, que ele andaria assim 10% a 20% das vezes (no máximo) e por isso concluimos que fosse por brincadeira. De facto ele ainda o faz mas não penso que o faça mais do que anteriormente. Na creche nunca me referiram a questão e é lá que ele passa a maior parte do dia.

Fico então sem saber o que pensar. Temos consulta com o pediatra este mês, vamos contar-lhe o episódio e voltar a falar no assunto.

6 comentários:

Ana disse...

o gil volta e meia faz o mesmo... mas reparámos que é quando está muito muito contente... ou quando quer brincar estando nos 10-20% das vezes... falei disso à pediatra e ela disse-me para n me preocupar se na maior parte do tempo ele anda e corre normalmente... espero ter ajudado..

Gambozina disse...

Obrigada Ana, ajudaste. Pelo menos para perceber que há outros meninos que o fazem e outros pediatras que consideram normal.
;-)

Patricia disse...

nestas coisas eu vou pelo que nos diz o Dr. P. Fala com ele na consulta. Bjcas

Mami ( Sónia ) disse...

Fala com o médico e logo vês o que deves fazer, eu conheço uma menina que andava assim por brincadeira e agora é um problema para andar normalmente por isso nada como falar com o médico!

Cláudia disse...

No Afonso acontecia o mesmo. Como eu não tinha bem certeza se era muito ou pouco, porque não estava sempre a reparar, falei com o pediatra e achamos melhor ele ir a um ortopedista especialista em pediatria. Fomos á cuf, o médico era super simpático. Primeiro viu tudo e só depois quis saber das minhas preocupações. Aí voltou a ver melhor. Disse que não era nada, e que dentro de algum tempo ele ia deixar de fazer isso.
E foi o que aconteceu. Mas fiquei mais descansada.
beijinhos

Pat disse...

Em 1º lugar, desculpa ter estado tanto tempo sem passar aqui no cantinho, mas tenho andado ocupadissima!!)
Já sabes que eu nessas coisas nunca fico a pensar muito. Podem chamar-me exagerada, mas prefiro pecar por aí: tenho dúvidas vou ao médico! Aliás como sabes já levei o Santiago ao ortopedista e saí de lá descansadissima e com noção de que tudo o que fazia e pensava estava certo! Agora não há ninguém que me ponha "minhocas na cabeça" em relação a esse assunto.
Acho que deves falar com o pediatra ou então ir directamente ao especialista. o mais certo é não ser nada e ficas logo mais descansada! Se te servir de consolo: o santiago volta e meia também anda em bicos de pés!! ;)