Lilypie Third Birthday tickers

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Linguagem

Noutro dia lia num livro que os bebés da idade do João já deveriam dizer oito a dez palavras. Ora mamã, papá, olá.... brrrrrbrrrbrrr, hummmm, aiaiaiaiaia, será que contam?

Ele é muito patareco para falar. Ou preguiçoso. Mas é delicioso vê-lo descobrir a linguagem. Na última semana repetia sem fim a palavra "papá" num tom baixinho, quase inaudivel, como se estivesse a treinar para depois a dizer alto e bom som de um modo perfeito. E já diz.

No entanto expressa-se de forma muito explicadinha. Ainda hoje de manhã, enquanto o vestia, todo ele se inclinava e apontava para uma escova de dentes que estava no parapeito da janela (sim, estava num sítio estranho para uma escova de dentes, mas é por ser o brinquedo preferido do João nos dias que correm). Nós bem dizemos: "O que é João? É o creme? É a chupeta? É a bola? É o carro? É a escova?". Tentamos desta forma incentivá-lo a falar para evitar que ele se limite a apontar para aquilo que quer. Mas, para já, nada feito. Certamento o nosso esforço dará frutos no futuro!

Sem comentários: