Lilypie Third Birthday tickers

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Centro de saúde e pediatra

Ontem de manhã fomos à médica de família do Centro de Saúde de manhã e ao pediatra à tarde. De manhã saí do consultório com um aperto no coração e de tarde com um suspiro de alivio. Curioso, não é?

A médica do Centro de Saúde chamou-me a atenção para o facto do João ainda não se por de pé sózinho, não bater palminhas, não responder a ordens simples como "Dá!" ou "Diz adeus", etc. Disse-me que ele esra muito pouco estimulado no infantário e que deveria ponderar mudá-lo já que isso pode marcar o desenvilvimento dele.

Fiquei preocupada e partilhei imediatamente essa preocupação com a directora do infantário que me garantiu que os bebés tinham toda a atenção devida e que eram estimulados de acordo com as necessidades e respostas de cada um uma vez que são todos diferentes. Não fiquei 100% convencida porque acho mesmo que o podiam estimular mais um bocadinho, mas também não desgostei da forma como abordou e enfrentou a questão.

Ao fim da tarde fomos ao pediatra que simplesmente nos disse: "Se ele não faz essas gracinhas todas é porque vocês não o MASSACRAM o suficiente! Eles fazem essas gracinhas mas nem percebem o que estão a fazer, é só para deleite dos pais e avós que acham muita graça. O desenvolvimento vê-se por muitas outras coisas. Não vê como ele é um bebé simpático e carinhoso? A maior parte da idade dele chora assim que me vê. Eles são todos diferentes!"
Suspiro de alívio! Gosto do nosso pediatra por ser descomplicado.

4 comentários:

Pat disse...

Oh querida!!! Se eu fosse ligar a tudo o que me dizem desesperava!!! O Santiago com 1 ano não anda nem parece estar a pensar nisso! Não gatinha, só rasteja!! Não diz nada de jeito (tudo o que dizia esqueceu!!)... e está óptimo mesmo assim!! cada um tem o seu ritmo! Não stresses!! O João está fantástico e SÓ tem 10 meses, certo? O que é que essa médica quer?? Não ligues querida...tudo virá a seu tempo!!
Bjinhos

Orlanda Moutinho disse...

Ola
sim eu concordo com a Pat. Nao podemos ligar a tudo o que nos dizem os medicos e ainda por cima cada médico fala diferente do outro. A minha filha com 20 meses nao falava nem uma palavra nada e no entanto hoje com 5 anos ate é preciso manda-la calar porque parece uma gralha.
Cada criança tem o seu ritmo e só faz as coisas quando se sentir pronta para fazê-las.
Aproveita o tempo mas é para estares com o teu menino sem pensar nisso pois eles crescem demasiadamente rapido snif snif porque daqui a dias ele ja esta um homenzinho a correr e a falar
BJS

Patricia disse...

É por essas e por outras q a maria só vai ao centro de saúde tomar as vacinas. Dizem cada barbaridade! É óbvio que cada criança tem o seu ritmo. O dr P já nos disse isso vezes sem conta. Eu faço anos no dia 23. Vais ver q vais arranjar forma de dar colinho ao teu joão. Bjs

carmo pinto disse...

ora nem mais!
épor essas e por outras que o rodrigo não vai ao sns e sim á pedi!
jitos