Lilypie Third Birthday tickers

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Curiosidades das aulas

Sabiam que o bebé não toma banho depois do parto? Só lhe é dado banho no dia seguinte para que ele mantenha o corpo quentinho. Não fazia a mais pequena ideia! Mas ele não fica todo sujinho?? Que coisa esquisita.

Sabiam que tirando o dia do parto o bebé pode tomar desde sempre banhinho completo? O único cuidado a ter é depois do banho secar muito bem o cordão umbilical com a toalha para que não fique nenhuma humidade que o sujeite a uma infecção. Quando se dizia que não podiam tomar banho tinha a ver com os profissionais de saúde que achavam que os pais não iam ter os cuidados suficientes para manter seco o cordão. Com o nivel cultural de hoje em dia, o nivel de higienização, etc, acredita-se que os pais são capazes de dar conta do recado. No entanto, há maternidades que ainda aconselham o "banho à gato", principalmente quando servem grandes populações carenciadas (caso da Maternidade Júlio Dinis).

Sabiam que as mães, depois do parto, são normalmente umas autênticas fontes? Choram por tudo e por nada! Dizem que é por causa das hormonas, eu cá acho que lava a alma!

Sabiam que manter a calma e não stressar ajuda em todo o processo? Muitas vezes os bebés só se calam ao colo dos pais, porque sentem o stress da mãe na amamentação ou noutros aspectos.

6 comentários:

Sandra V. Silva disse...

Belas Dicas.

Umas sabia outra não. Estamos sempre a aprender.

Mamã Pirata disse...

Pois do cordão eu vou vias da duvida fiz "banho á gato" até cair o cordão...12 dias depois.

Joguei pelo seguro e depois o rapaz não andava na terra pra se sujar tanto assim ,lol.

Tem pediatras que até defende que bebé recem nascido n precisa tomar banho todos os dias pq a pele é ainda mto sensivel e depois começa a "medrar".


do stress da Mãe é bem verdade,no meu caso ele gritava noite e dia e só mesmo no colo da Mãe se calava.


nós...ficamos hiper-mega sensiveis mto tristes (sem razão) e choramos ...litros de lágrimas .Mas tu própria n sabes pq estás tão triste .Hormonas! nada a fazer----O Pai N tem de ter mta paciencia ,depois passa.

Bjs p vcs.

(vejo que estás a gostar das aulas)

Co(S)mic Gal disse...

MAis? Tu nao me assutes mulher!!! Chorar mais? Eu ja pareco uma fonte!!! estou tramada!! em vez de chinelos vou levar galochas! lolol
Beijocas

Sandra, eu simplesmente... disse...

Dei sempre banho aos meus pequenitos...
No dia ficam limpinhos não te preocupes...
E agora percebes como consigo ficar calma quandfo eles choram,... :DD

Jocas grandes

Ah e a parte de chorar é verdade!!!!

Paula Oliveira disse...

Tudo é bem verdadinha... Pelo menos... eu sempre dei banho à minha princesa, o primeiro banho foi a enfermeira para nos ensinar... e depois foi o papá... durante uns bons tempinhos... era o miminho dele... agora tomamos banho juntas... é um dos meus miminhos eheh quanto ao chorar... uiii mas que fontes que ficamos, o segundo dia passeio-o de manhã à noite a chorar... ora de felicidade porque não acreditava que já era mãe ora de dores da cesariana ou de lhe dar mama... enfim um rol de coisas em que tudo me fazia chorar... e uma coisa é verdade... só a consegui amamentar em condições quando me acalmei... eles sentem tudo o que sentimos... estão muito ligados a nós!!

Patricia disse...

Sabia, sabia e sabia... Então a parte de abrir a torneira... diz-me muito! Chorei imeeeeenso nos dias seguintes ao nascimento da Maria... Mas já sabia que era normal e n stressei.
Bjcas