Lilypie Third Birthday tickers

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Aula de preparação para o parto - Prática

Na segunda feira tive a primeira aula prática de Preparação para o parto.

Se bem percebi, o que vamos fazer por lá vão ser alguns exercícios que nos ajudam a fortalecer os músculos que ajudam no parto. Devo confessar que tínhamos como trabalho de casa repetir todos os dias os exercícios, mas acabei por me esquecer.

Aprendemos então a tonificar os abdominais com exercícios simples de respiração chamados de básculas. Desta forma podemos fortificar o principal músculo (para além do útero) responsável pelo sucesso do parto.

Mas aprendemos também que:

- A epidural é um procedimento muito seguro hoje em dia. As drogas administradas na epidural já são diferentes das de há uns anos atrás, e não são tão fortes. Anestesiam apenas a zona entre a barriga e as coxas ficando as pernas com movimento. Muitas mamãs ficam com dores nas costas e atribuem essas dores, erradamente, à epidural. O que se passa é que fazem esforços desnecessários durante o trabalho de parto, isto é, fazem força onde não devem. Essa é uma das razões para importância de fortalecer os músculos abdominais.

- Administrar a epidural não dói. Pode sentir-se uma pressão, mas não dói já que a pele é anestesiada antes. É muito importante colaborar com o anestesista neste processo e estar muito quietinha.

- A epidural não será administrada a grávidas com tatuagens na zona onde é aplicada. A zona onde a epidural é administrada tem que estar muito desinfectada, bem como todos os instrumentos necessários para a sua aplicação, de forma a que não se corra o risco de alguma partícula possa entrar num sítio muito delicado como a coluna. No caso das mulheres com tatuagem, há o risco de alguma partícula de tinta invadir o espaço onde é dada a epidural. Anestesistas mais experientes poderão arriscar a dar a epidural se encontrarem uma área pequenina sem tatuagem, mas não é comum.

- Acontece, por vezes, a epidural não resultar. Isso deve-se a diversas razões, mas principalmente a alguma dificuldade em aceder ao local exacto onde deve ser administrada a epidural. No entanto, escolioses e hérnias discais não são impedimento.

- Ouvimos falar muitas vezes da dilatação. Mas durante o trabalho de parto ocorrem dois fenómenos no colo do útero: a dilatação e o apagamento. Por um lado, o colo do útero dilata ( o termo que mais ouvimos falar) para deixar passar o bebé. Por outro lado, o colo do útero fica apagado/extinto, isto é, diminui em altura. Se alguma destas situações ocorrer durante a gravidez, é repouso certo!

- Aprendemos que qualquer um destes sinais deve levar-nos imediatamente ao hospital: não sentir o bebé mexer, sangramento tipo menstruação, perda de liquido amniótico, contracções com dor. Eu tenho a sensação que havia outra... mas não me consigo lembrar. No entanto, se as contracções com dor acontecerem depois das 37 semanas não é necessário correr para o hospital, pelo contrário. Deve-se fazer algum do trabalho de parto em casa (desde que não ocorra mais nenhuma das outras situações), onde nos sentimos mais confortáveis e com liberdade de movimentos. Podemos tomar um duche quente (ajuda a relaxar e a diminuir as dores), pedir massagens no fundo das costas aos papás, etc. Deste modo, o mais provavel é que quando chegarmos ao hospital já nos possa ser administrada a epidural acabando com as dores.

2 comentários:

Mamã Pirata disse...

Vou-te falar da minha experiencia:
O anestesista só conseguiu aplicar á terceira picada,eu mto quieta em cima da cama mas as contrações eram tantas que tens mesmo que aplicar a respiração.
Depois fiquei sem sentir o lado direito o esquerdo tinha na mesma dores.Tive assim até ir pra cesariana pq o rapaz estava mto subido e não nascia sozinho.E tem outra coisa se quiseres epidural tens de pedir.


Se quiseres ler o meu parto :
http://pirataecompanhia.blogspot.com/2008_06_20_archive.html

bjs e tudo de bom.

❥❥❥ disse...

Ena pá...
Eu levei epidural e não me doeu nadica... e não tive de pedir... isto realmente cada hospital tem as suas manias...
Pelo sim pelo não desta vez vou já preparada pra pedir... ;)
Jokinhas