Lilypie Third Birthday tickers

segunda-feira, 23 de março de 2009

Diabetes gestacional

"A curva glicémica é um pouco diferente em mulheres grávidas. Segundo as novas recomendações, todas as mulheres grávidas, à exceção das com menos de 25 anos e sem histórico familiar, devem ser testadas. O teste deve ser efetuado entre a 24a e a 28a semana de gestação e consiste na coleta de uma amostra de sangue para a dosagem de glicemia 1 hora após a ingestão de uma sobrecarga oral de 50g de glicose. Valores iguais ou superiores a 140 mg/dl indicam a necessidade de um teste completo.
Nesse caso, o teste deve ser feito com sobrecarga oral de 100g de glicose e amostras de sangue par a dosagem de glicose colhidas antes da dose e 1,2 e 3 horas após. Os valores limites são: em jejum 95 mg/dl; a uma hora 180 mg/dl; a 2 horas, 155 mg/dl e a 3 horas, 140 mg/dl. O diagnóstico do diabetes gestacional requer que pelo menos duas das quatro glicemias apresentem valores iguais ou superiores aos limites descritos. "


Tendo em conta que hoje fui buscar as minha análises e o valor de glicémia após ingestão de 50gr glicose e 1 hora de espera era de 177, parece-me que o mega-gelado que comi no sábado vai ser o último que vou comer nos próximos meses...

O problema nem são os gelados (pronto, também são, mas...), mas a necessidade de me controlar no que como e nas horas a que como. Eu não como muitos gelados, mas quando me apetece, é muito difícil resistir. E à fruta, e ao pão... Segundo sei, os diabéticos têm que ter cuidados com massas, pão, fruta, doces, etc. Presumo que no caso de diabetes gestacional seja mais ou menos a mesma coisa.

Bem, já mandei as análises por fax para a médica, agora só estou à espera do telefonema dela a anunciar o veredicto. Eu bem achava que estava tudo a correr muito bem: nem enjoos, nem azia, nem engordar em excesso, nem pés e mãos inchados com o calor... havia de me calhar alguma coisa!

6 comentários:

Cláudia disse...

Calma!!!
A mim també me aconteceu o mesmo... Agora vais ter que repetir as análises. A parte chata é que tens que tomar aquela mistela e depois tirar sangue passado 1h, 2h e 3h, pelo menos comigo foi assim e só depois é que sabes se tens diabetes gestacional ou não. Vais ver que não...

Beijinhos

Anónimo disse...

É como a Cláudia diz, ainda é preciso fazer o teste completo. É pena ser tão chato...

Beijocas

Mamã Pirata disse...

Pois n é fácil ,a começar pelo exame ,mas vais ver que vai correr tudo bem.

Tens diabetes na familia?
Depois diz-me que disse a medica.

Bjs no pilas "é Diogo ou joão?"

Ana Luísa disse...

Tem calma, pelo que percebi os valores estão no limite, não é...?
Provavelmente vais ter que repetir e pode ser algo momentâneo.
Os meus pais são diabéticos (insulina) e eu não tive apesar de no fim da gravidez estar muito gulosa :P
Beijinhos.

Patricia disse...

Não stresses já. Como já te disseram vais ter que repetir e beber uma mistela maior e tirar sangue passadas 1, 2 e 3h. Foi assim comigo. Eu tive diabetes gestacionais (por 1 ponto, mas estavam lá). Foi chato. Tive que ir a uma endocrinologista, fazer refeições a horas certas e muito regradas. Sim, pão, massas, batatas e arroz têm que ser muito controlados. Bebe muita água que ajuda. A única coisa que tive que fazer o seguir o plano alimentar e medir glicémia 6 vezes por dia. Foi por uma boa causa! Se precisares de algumas dicas diz.
Bjs,
Pat

Mãe-Te-Quer disse...

Junta-te ao clube...:(
Eu também tive 162 após uma hora e estou à espera que a médica me puxe as orelhas... O meu problema é não comer a horas certas... às vezes passo às 4 e 5 horas sem comer nada...
Enfim!
Espero que seja só um susto e que, na curva da glicose, esteja tudo bem!
Beijinhos